Quem sou eu

Minha foto
Apresentadora TVM todas as quartas as 22h onde pode ser vista também através da internet no www.redetvm.com.br , empresária da boutique Frente Verso e fotógrafa rs... acho que é só msn evelynferreirafotografias2@hotmail.com

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

10 dicas para controlar as dívidas


Quando se aproxima o final do ano, muitas pessoas começam a contabilizar seus gastos. O problema é que, comumente, o saldo está negativo e ainda restam muitas dívidas para o ano seguinte. Aprenda a organizar-se financeiramente para sair do vermelho e aproveitar melhor o seu dinheiro.

1- Em primeiro lugar, seja organizado com as suas despesas mensais fixas – luz, água, telefone, internet, colégio dos filhos, farmácia, supermercado, financiamentos. Anote todos os gastos e compare com o seu salário.

2- Ultrapassar o limite mensal é um sinal de alerta para economia. Caso suas despesas se aproximem do limite, comece a economizar igual, pois a tendência é sempre gastar o dinheiro que está sobrando.

3- Caso você já tenha excedido o limite de crédito e tenha dívidas que não consegue finalizar, procure entrar em contato com as empresas e proponha uma negociação. Geralmente, é bem acessível e você ainda pode diminuir o valor total da dívida no acerto.

4- Enquanto termina as dívidas grandes, mantenha bem controlados os gastos fixos.

5- Neste momento, nem pense em fazer novas contas.

6- Priorize: veja o que é realmente necessário para você, fique somente com o que for indispensável. Contas como salão de beleza ou restaurantes no final de semana, por exemplo, podem ser dispensadas até você se reerguer das dívidas.

7- Fingir que o cartão de crédito não existe é uma ótima maneira para economizar. Compre à vista, assim comprará sempre o que estiver ao seu alcance no mês e ainda pode ganhar descontos. E sempre priorizando, supérfluos ficam de fora.

8- Tente reduzir as despesas fixas, comece economizando no telefone, por exemplo.

9- Não relaxe depois de quitar todas as dívidas. Mantenha o controle financeiro, caso contrário você poderá se endividar novamente.

10- Sempre que possível faça reservas financeiras. Assim, quando desejar algo mais caro ou em uma emergência, não precisará se endividar.

Nenhum comentário: